O QUE É CRM E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA UMA IMOBILIÁRIA

O QUE É CRM E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

CRM são as iniciais de “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente). O termo se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente que, desde pequenas empresas e startups até médias e grandes organizações, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes.

O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações. Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.

O que torna a solução de CRM uma das tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas é o modo como ela usa as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.

O QUE FAZ O CRM?

Rastreia ativamente e gerencia as informações dos clientes.

Simplifica tarefas repetitivas para que você possa fazer um acompanhamento de leads  mais efetivo.

Conecta toda a sua equipe em qualquer dispositivo.

Fornece recomendações e insights instantâneos.

Captura de forma inteligente os e-mails dos clientes.

Expande e personaliza conforme o crescimento da sua empresa.

A minha empresa precisa de um CRM?

Se você ainda não tiver certeza se sua empresa teria benefícios com o uso da ferramenta, confira algumas sinais que indicam a necessidade de um CRM:
  • Você tem equipes que trabalham juntas, mesmo quando não estão de fato juntas;
  • Suas equipes de vendas estão frequentemente na rua;
  • Você não consegue encontrar rapidamente os dados de clientes para tomar decisões na hora;
  • Você sente que as negociações estão passando despercebidas porque você está gerenciando tudo em planilhas e cadernos;
  • Você tem uma mistura de aplicativos que você chama de CRM, mas eles não estão realmente conectados a um único banco de dados ou “sistema de registros”;
  • Sua empresa está crescendo mais rápido do que você está preparado;
  • Você sabe que a experiência do cliente de sua empresa está deixando a desejar ou você está perdendo ou aborrecendo mais clientes do que gostaria por causa de problemas de serviços;
  • Você ou seu departamento de TI está sobrecarregado com solicitações de manutenção.

E mesmo se nada nesta lista for familiar, valerá a pena explorar o CRM para ajudar sua empresa a encontrar, conquistar e manter clientes de modo eficiente.

COMO FUNCIONA O CRM PARA IMOBILIÁRIA?

Nas imobiliárias o CRM tem extrema importância e se torna quase essencial para proporcionar aos corretores e atendentes uma forma de acompanhar e entender a jornada de compra de um cliente.

Mesmo que este cliente demore muito tempo para decidir, o que não é incomum, toda os e-mails trocados, imóveis visitados, propostas feitas devem estar sempre a mão do corretor para que o próximo contato com o cliente seja eficiente e não possibilite o erro.

Enviar o mesmo imóvel para o cliente, ou não saber porque ele não gostou de determinado imóvel é um erro fatal que pode afetar gravemente a confiança que o cliente está criando a seu respeito.

Estes erros tornam a comunicação fria e mostra desatenção para com o cliente.

Mas ao contrário, quando o cliente recebe novidades dentro das suas expectativas, é informado das condições atuais dos imóveis de seu interesse e recebe regularmente um contato (sem ser chato é claro), pode aquecer o relacionamento e aproximar os fechamentos.

COMO FUNCIONA O CRM DO IMOGESTÃO?

Mesmo o Imogestão sendo um sistema ERP (Sistema de Gestão Empresarial), os conceitos de CRM foram aplicados em quase todos os módulos do sistema.

Fugindo da onda padrão dos sistemas de CRM atuais onde este conceito é aplicado mais focadamente nas equipes de vendas, no ImoGestão o conceito foi estendido para os demais módulos conectando todas as informações que foram registradas desde o primeiro atendimento passando por toda a jornada de venda, até as questões de acompanhamento dos processos administrativos onde o cliente está envolvido, como na gestão do pós-venda e processos de locação.

Também foi atribuído ao CRM o controle de todos os procedimentos internos solicitados pelos clientes como: manutenções, serviços, reclamações, sugestões, e todos os controles podem contar a história do clientes e todos as etapas de cada processo onde foi envolvido.

Desta forma, a imobiliária que é assinante do sistema Imogestão já tem um poderoso sistema de CRM ao seu dispor, não necessitando desembolsar valores para manter os preciosos registros do atendimento dos seus clientes.

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